LIMPEZA ANTIFÚNGICA PARA UNHAS, CUTÍCULAS E PÉS

As micoses são, de longe, as maiores responsáveis pelos males das unhas.

Por isso, de tempos em tempos, as unhas das mãos e pés precisam passar por uma limpeza mais profunda.

 

Cuidados com as mãos e pés
Afinal, ninguém está totalmente livre de ser acometido por contaminações de fungos que podem se alojar nas unhas. E, para quem usa unhas postiças, tênis ou sapatos fechados, a atenção deve ser redobrada. Isso porque, onde há calor e umidade, a concentração de fungos e bactérias pode ser facilitada.

Além das micoses, que provocam deformidades e dores nas unhas, os fungos e bactérias, se fora de controle, podem causar causar também odores e outros inconvenientes nas áreas afetadas.
Existem antifungos específicos para cada infecção, e são os especialistas que devem indicar qual o mais adequado para eliminá-la. Contudo, há também várias receitas caseiras para prevenir e combater a ação dos fungos.


Prevenção contra fungos dos pés e unhas
Prevenção contra micoses 
Prevenir é sempre melhor que combater. Pensando nisso e, considerando os usos que faço do bicarbonato de sódio, estou trazendo algumas receitinhas com esse produto, para os cuidados com as mãos e pés.
Eu mesma já tive problemas com unheiros, que curei com medicação. Na época, eu não sabia que se tratava de fungos, se soubesse, teria prevenido.

Para uma limpeza mais profunda de unhas, cutículas e pés:

bicarbonato de sódio, um eficiente antifúngico
Bicarbonato de sódio no controle de fungos
Recomenda-se por as mãos ou pés de molho em uma mistura de água com bicarbonato de sódio por 5 minutos . 
As propriedades dessa solução, além de eliminar eventuais fungos que se alojem nas unhas, cutículas superfície dos pés, ainda acabam com possíveis manchas deixadas pelos esmaltes. 

Essa mistura também ajuda a deixar mãos e pés macios e relaxados . Basta mergulhá-los em uma solução de água morna e bicarbonato de sódio, deixar agir por 5 ou 10 minutos e pronto.  

Ela ainda age na esfoliação e controle de ressecamentos dos pés.   
Deixando os pés de molho por cerca de 15 minutos, em uma mistura de água com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, a pele começará a amolecer.
Caso a pele esteja muito grossa, massageie os pés com uma mistura cremosa de bicarbonato e algumas gotas d'água e enxágue em seguida. 
Havendo necessidade, pode ser feita uma esfoliação com a lixa de pés ou pedra-pomes.


CUIDADOS IMPORTANTES

Cuidados na manicure
A prevenção dos males que afetam as unhas também inclui o não-compartilhamento dos matérias utilizados nas unhas.  
Se não forem adequadamente esterilizados, o material deve ser particular e precisa ser limpo regularmente. 
atenção com as lixas, elas também acumulam resíduos indesejados. 
A retirada constante de toda a cutícula, assim como os "bifes", também facilita a entrada de agentes infecciosos no organismo .

Comentários