UNHA ENCRAVADA - PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

UNHA ENCRAVADA

. O QUE É
. COMO PREVENIR
. COMO TRATAR

Unha encravada




O QUE É UNHA ENCRAVADA

Unha encravada é uma inflamação dolorosa que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele em seu torno, enterrando-se na carne ao seu redor.
Os sintomas mais comuns são a dor e a inflamação. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta da ponta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também pode afeta as mãos.
A onicocriptose, nome clínico da unha encravada, também pode ocorrer por tropeções, queda de objetos sobre a unha .

PREVENÇÃO DA UNHA ENCRAVADA


Corte incorreto da unha
A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da unha e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais.

Se não tratada, pode formar um granuloma piogênico, onde existe um acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada (dor, rubor, calor e edema).

TRATAMENTOS PARA A UNHA ENCRAVADA

Tratando a unha encravada

O tratamento depende da gravidade do quadro clínico.
Em casos leves a moderados, pode ser realizado um tratamento conservador, com compressas de água quente, pomadas antibióticas com cetaconazol junto de esmaltes de cores escuras (pois o mesmo ajuda a conservar o calor).Também pode ser usado fio dental ou fios de algodão sob a unha, para aliviar a pressão causada no local. Alguns recomendam a utilização de cânulas plásticas para permitir que a unha cresça no interior da cânula (método de gutter).Se o tratamento conservador de uma unha encravada menor não tiver êxito ou se a unha encravada é grave, o tratamento cirúrgico é necessário.


(Fonte da informação:wikipédia)

Comentários